Qua, 17 de Abril de 2013 17:06

Confira 10 maneiras de reconhecer e remediar sua desorganização Destaque

Qualifique este item
(0 votos)

Ser uma pessoa desorganizada é, em geral, um defeito. Isso faz com que você esqueça prazos e compromissos, perca coisas importantes e acabe até mesmo decepcionando alguém que não gostaria. Felizmente, esse tipo de comportamento tem cura, desde que você saiba qual a causa da sua desorganização.

Esse passo é fundamental porque cada motivo deve ser trabalhado de maneira diferente. Se você não aguenta mais se perder nos próprios compromissos, confira algumas causas da desorganização e como resolvê-las.

1. Distração. Se o seu problema é a distração, procure mover sua mesa para outro lugar onde esse tipo de coisa não atrapalhe. Você também pode usar fones de ouvido para evitar ruídos e até mesmo usar sites que bloqueiam as redes sociais do seu computador. Dessa maneira você conseguira organizar melhor suas tarefas e, em consequência, concluí-las mais rapidamente.

2. Memória fraca. Se a sua falta de organização se deve à falta de memória, a resolução é muito simples: anote tudo. Compre post-its, tenha uma agenda, etc. Deixe seus compromissos em locais visíveis. Outra boa saída é repetir as coisas em voz alta. Isso vai fixá-las no seu cérebro.

3. Dificuldade de organização. É comum que a quantidade de tarefas cause uma dificuldade de organização em algumas pessoas. Se você sofre com isso, peça a uma pessoa naturalmente organizada que ajude você com um sistema de organização geral. Inclua tarefas de todos os âmbitos da sua vida, em especial aquelas que parecem mais difíceis de manter em ordem.

4. Dificuldade de priorizar. Uma das principais causas da falta de organização é a dificuldade de estabelecer prioridades. Se você sente que esse é o seu problema, crie uma espécie de status que classifique as suas tarefas. Use essa classificação para todas as demandas que aparecem durante o dia. Você pode dividir as situações em urgentes, importantes e que podem esperar, por exemplo.

5. Hábito de bagunça. Talvez você esteja simplesmente habituado com a desorganização de uma maneira tão intensa que isso nem o incomoda mais. A única solução para isso é criar um novo hábito. Monte uma nova rotina organizada e coloque-a em prática diariamente. Só assim você conseguirá se adaptar a organização.

6. Dificuldade de dizer não. Se você não sabe recusar as tarefas que aparecem ao longo do dia e que podem ser feitas por outras pessoas, dificilmente vai conseguir organizar as próprias tarefas. Antes de aceitar as tarefas propostas por outras pessoas, pense naquilo que você ainda tem pendente. Depois decida se você pode aceitar ou recusar.

7. Síndrome de Peter Pan. Você pode sofrer da Síndrome de Peter Pan que é, basicamente, uma dificuldade de crescer. Com isso você não assume responsabilidades e, em consequência, não consegue organizar a sua vida. Reveja suas atitudes. Você tem fugido das responsabilidades? Se sim, é hora de desenvolver hábitos mais adultos. Assuma as suas atitudes.

8. Falta de sistemas de organização. A maneira como você organiza o seu quarto não serve para organizar a sua mesa do escritório, assim como a sua mesa não serve de modelo para a sua vida pessoal. Você precisa criar sistemas de organização diferenciados para cada área da sua vida. Só dessa maneira conseguirá manter assuntos paralelos em ordem.

9. Falta de uso do sistema de organização. Se você já se deu o trabalho de criar os sistemas capazes de manter sua vida organizada, por que não usá-los? Uma vez que você testa esses sistemas e os deixa de lado, acaba ficando mais desorganizado do que antes de utilizá-los. Faça disso um hábito diário. Só a prática vai torná-los ações naturais no seu dia a dia.

10. Indiferença à organização. Se você sente que ser organizado não faria a menor diferença na sua vida, talvez seja melhor pensar duas vezes. Esse tipo de comportamento acaba prejudicando-o em vários quesitos, seja na escola, no trabalho ou mesmo na vida pessoal. Procure começar com coisas pequenas até desenvolver o hábito de manter tudo em seu lugar. Você vai perceber como isso vai facilitar a sua vida quando não precisar de horas para encontrar sua roupa preferida.

Fonte: Info Money


Última modificação em Qua, 17 de Abril de 2013 17:15
Geovany Cristhian Lefkum

Últimas de Geovany Cristhian Lefkum

Items relacionados (pela tag)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo